Saudade de Drummond

Jung estava conosco, comigo e Drummond, numa sala grande. Paredes inundadas de quadros de todos os gêneros de pintura. Muitas esculturas nacionais e internacionais (estávamos em Luanda).
Jung passava por nós (por mim e Carlos Drummond) e acenava com seu cachimbo. O poeta me diz mais baixinho do que o normal que "fumar cachimbo também faz mal à saúde". Nós se riamos...
Depois começava a contar sobre as ideias que tenho atualmente sobre minha escrita e produção de escrita. Drummond me abraçou e disse que tudo vai dar certo. Eu caí num choro imenso. Fiquei chorando no ombro de Drummond por uns cinco minutos.  Depois, aos poucos, me recompus . Aos poucos, enquanto ele recitava os versos do seu poema mais recente. Levantamos e ele propôs um café, assenti. Saímos dali para uma lancheta e conversamos muitos, sobre tudo, sobretudo, sobre todas as coisas.
Perguntei de quem era aquela lancheta e ele disse que ali tudo era de todos, que pertencer era maravilhoso, então tudo ali pertencia ao todo. "As pessoas não minha Sol. As pessoas são todas amorosamente elegíveis". E solta uma gargalhada.
"Nunca vi você gargalhar Drummond", ele confessa que estava me dando arsenal para a volta. "É para lhe dar coragem para a volta". Saímos dali e vimos juntos o por sol. Puxa vida! O por do sol... Nunca mais vi o por do sol com ninguém, poeta. Ele então disse que eu precisava ver o por do sol e o nascer do sol, pelo menos duas vezes na semana. "Promete que vai me obedecer Sol". Abracei o poeta e disse que sim.
Ficamos ali até o sol dar lugar às primeiras noções de escuro.
Caminhamos conversando sobre Guionismo e aulas sobre escrita. Deu-me uns exemplos de narrativa para poemas cinematográficos. Fiquei muito atenta àquelas aulas do poeta. Em seguida, chegamos num espaço aberto, onde havia muita gente recitando um verso que dizia: "nada pode deter a vida, a vida é vida, ninguém detém a vida". O poeta me ensinava que aquilo não era verso de poema, era uma meditação coletiva: "Os Planos da Vida estão com meditações cada vez mais frequentes"; disse-me sussurrando.
Jung estava na meditação, mas não estava no círculo. veio até nós e me perguntou por que não escrevo mais seus sonhos. Disse-lhe que andava sem energia. Ele aconselhou-me banhos gelados.
Paramos para ver umas cores que surgiam no céu infinitamente leve. "Olha só, que espetáculo não é?" Não respondi nada. Abracei Drummond e acho que dormi em seu colo.
Acordei com saudade do poeta, de poema, de música lírica, de cores fantásticas, da luz do sol e da luz da noite. Acordei com cheiro de poesia.

Solineide Maria.
Luanda, 04 de Fevereiro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate