Os pés do apartamento de cima


Aqui em cima de minha cabeça, os pés de uma criança fazem barulho. Certamente está brincando. Vai de lá para cá, de cá para lá e, às vezes, derruba alguma coisa no chão.
Eu sorri sozinha, sorri para meu coração. Porque me lembrou demais os pés de Flora quando brincava com suas bonecas, panelas, nevinho, tampa de garrafa petti, bijigangas mil...
Às vezes me perguntava: "mãe, vai demorar aí"? Quando estava escrevendo algum trabalho para a universidade.
Ou quando lavava pratos ou roupas, realizando alguma ocupação doméstica ou do Centro com minha irmã Neide Maria Oliveira, com quem tive o prazer de morar alguns anos em SP.
Ela perguntava e se ia embora novamente: brincar... Que saudade me deu... Ela estava perto de mim, longe dos perigos do mundo, longe das ilusões de todas as espécies. Longe de males, perto de mim. Comigo e com a tia. Mas era criança, tinha quatro, cinco, seis, sete, oito...
Depois nove, dez, onze, doze, treze, catorze, quinze, dezesseis.......
Esses pés de criança aqui em cima de minha cabeça, trouxeram-me lembranças tão boas, tão ricas! Meu Deus!... Recordou-me nitidamente aquela vez que fizemos a cirurgia das bonecas e Neide Maria Oliveira numa mão de cirurgiã, completamente focada (rsrs), tirava os guizos que produziam um barulho chatíssimo de dentro de três bonecas idênticas que compramos nas Lojas Mel... Flora muito quieta, observava a cirurgia e torcia para que todas ficassem bem. (rsrs)
Presentearam-me tantas lembranças boas os pés dessa criança, aqui em cima de minha cabeça, apartamento não sei qual número...
(Solineide-Luanda 27/12/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate