O HOMEM ABORTA E SOME

O homem é abonado do ato do aborto.  Não é culpado, não é pai, não é progenitor, não faz parte de nenhum momento que envolve o assunto. Aborta e some.
A mulher marcha solitária, infinitamente solitária pelas discussões sobre o tema, isso há pelo menos, duas décadas.
Não se ouve a palavra homem, pai, progenitor, o cara, o canalha, o cafajeste, o irresponsável, em nenhum momento da discussão sobre o aborto.
Ouve-se falar em estuprador. Nesse caso, o estuprador poderia chegar a ter mais representatividade do que o noivo, o namorado, o marido... Uma triste constatação.
A mulher é sempre vista como quem não tem coração, aquela que não pensa antes de engravidar, a que não tem nada na cabeça. Mulher assim é uma qualquer. Em geral, a  mulher é a vilã da história. A solidão da mulher que pratica o aborto é imensa, chega a ser descomunal.
Recentemente o Papa declarou que as mulheres que praticam o aborto e todos os envolvidos no ato devem ser perdoados e merecem prece. E o que merece o homem que abandona a mulher numa situação tão séria?
Uma matéria diz que mais de 50%dos brasileiros são a favor da prisão da mulher que aborta. Então é assim? E o homem que engravidou essa mulher? Cadê  os homens que abortam a mulher e o filho?
Sim, porque o homem rescinde da mulher e do filho. Seria um duplo aborto. Além de ser, mais das vezes, crime premeditado, porque viabiliza financeiramente uma clínica mal aparelhada e de péssimas qualidades técnicas e humanas. Ou entrega nas mãos da mulher, num beco, às escondidas e às pressas, um remédio proibido nas farmácias...
Dizem que muitas das mulheres que abortam, o fazem por vontade própria. Pode ser. Mas e as outras mulheres?
Exceto nos casos de estupro, será que todas as mulheres que abortam quereriam mesmo abortar? A decisão não ocorreria, sobretudo, por culpa da solidão de uma gestação abandonada? Já que a mulher, independente da idade, é malograda ao peso vasto de uma solitária circunstância?
Não sou a favor do aborto, sou contra a ausência da figura masculina na culpabilidade do o aborto. Sou a favor de lembrarem de que há a participação de um homem para que aconteça a concepção de um feto. Sou a favor de que procurem outorgar a esse "homem" a parcela das culpas que lhe pertencem.

Solineide Rodrigues
Luanda, 06 de Dezembro de 2017.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate