A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

   Para escrever é preciso ter o que dizer. Para isso, é imprescindível que sejamos leitores, bons observadores e, sobretudo, escritores. Sim, porque quem escreve é escritor. A escrita e a leitura estão imbricadas. Difícil responder quem nasceu primeiro... 
   Quando escrevemos, exercitamos nossa capacidade de composição, e não é nada demais fazer isso, basta ter o mínimo de organização. Vejamos: se formos escrever uma carta, por exemplo, temos um destinatário (aquele que receberá a carta). Escreverei, então, para essa pessoa. E o que escreverei? Sobre os assuntos que me ocorrerem, ou, algum assunto em especial. O corpo do texto será organizado, para que o leitor não se perca na leitura das notícias. 
A carta, então, será organizada assim: Cidade, data e ano; um vocativo (nome do destinatário ou saudação), o corpo da carta (os assuntos, a minha escrita). Por último, a saudação final e a assinatura. 
   No caso de adentrarmo-nos no universo da poesia, também necessitamos de um tema (assunto). Caso sejamos um poeta sem assunto, a poesia terá uma cara de quem queria ser poeta e não organizou as ideias... As emoções. Pode ficar na cara que pensamos que o poeta é uma criatura que apenas senta e escreve o que lhe dá na "telha". Ser poeta não é nada disso! O poeta pode até se inspirar em algum acontecimento, mas escreverá seu texto de maneira organizada. Pensará em que forma será sua composição: soneto, verso livre, haikai, cordel, quadrinha, prosa-poética? 
   Depois escreverá e revisará. Apenas depois de algum tempo, dará por acabada a sua “invenção”. É isso que o escritor faz quando vai produzir seu texto: ele para e pensa no que dizer, pesquisa sobre o assunto, só depois é que escreve. 
   Os cronistas são "feras" nesse trabalho de pesquisa, os escritores de Romances da mesma forma. Estão vendo? Todo escritor é pesquisador e não escreve o que lhe dá na telha não, há um caminho de escrita e reescrita, de revisão... É assim que se chega a produzir bons textos. 
   Este texto que você lê agora foi escrito e reescrito. Houve pesquisa para poder criá-lo e depositá-lo aqui nesta página. Houve contato com alguns pesquisadores sobre a questão da Produção Textual e Leitura. Anotações ocorreram. Depois foi escrito um rascunho dos pontos considerados mais importantes e de outros pontos considerados chave (aqueles que não podem faltar). 
   Deve-se levar a sério a questão da escrita, pois vivemos num mundo cercado de letras por todos os lados. 
   Para que sejamos entendidos e consigamos entender, devemos ler e escrever. No entanto, ler e escrever de maneira adequada e coerente. E o caminho para uma escrita satisfatória, deve ser o de ler, interpretar e escrever, de maneiras condizentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate