7 DE JANEIRO - DIA DO LEITOR



I Oração do leitor

Para qual Santo ou Santa devo endereçar esta prece?Eu, que nada sei de nada, que apenas busco nas palavras o que, talvez, nem elas tenham o poder de me ofertar. 
Digam-me:
Santo Agostinho? Santa Teresa?
Suplicar a qual dos seres que já cresceram em todos os graus de leituras possíveis, minha possível melhor leitura? Aquela que me abone de mim. Aquela que não me deixe apagada (o). aquela que abra meus verdadeiros olhos.
Qual ser divino, pode ser o que trará a luz da leitura exata. Exata - e não - estática? Não aquela leitura rígida, que finda, que estagna. Quero uma leitura além dos vãos e vielas dos olhos medíocres de um leitor qualquer.
Santa Luzia? Ela que protege a visão, será que também protege a leitura, já que ler é um modo outro de enxergar?
São Francisco de Assis? Ele que foi o homem que soube ler a alma do universo, sendo homem e santo a um só tempo. Leu os ares, mares e lugares. Santa Clara, sua amantíssima companheira de jornada? Ela que soube ler as pessoas por dentro, feito a Blimunda de Saramago?
Qual santo me apoiará na missão (admirável) de ler? Ir descobrindo saídas, feito um “operário em construção” de mim mesmo? 
São Pedro, o escritor de epístolas?  
Moisés foi profeta. Acho que posso considerá-lo santo, já que registrou em pedras os primeiros escritos que diziam - o que fazer e o que não fazer - num mundo que crescia adoentado.
Posso rogar lucidez à Santa Teresa de Jesus dos Andes? A carmelita que escreveu longas cartas para Jesus, se dizendo confusa com o mundo e suas armadilhas para o pecado...
Rogo a todos os santos, já que falta um, que se digne à missão de proteger o leitor.
Guiai-nos em nossas navegações diárias pelo mundo da leitura,
Amém.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate