RIO CACHOEIRA

   O Rio Cachoeira é um rio extenso. Banha algumas cidades do sul da Bahia, dentre as principais estão Itapetinga, Ilhéus e Itabuna. Sempre foi um rio de águas extensas, descendo em cachoeiras (por causa disso o nome). 
   Na cidade de Itabuna é que as cachoeiras sempre foram em maior número, fazendo dele, um verdadeiro espetáculo em época de chuvas. Sempre foi fonte de alimento para o povo mais carente, pois suas águas sempre ofereciam peixes de diversas espécies, principalmente as tilapias e as piabas. Também se pescava com certa frequência o peixe acari, e o pitu de água doce. 
   Hoje, tristemente, o rio ainda é vivo e oferece peixe, mas não se recomenda que sejam consumidos. Suas águas estão poluídas e a sua extensão diminuiu, por conta da cidade que cresceu e foi reservando para a naturezaum espaço cada vez menor. O progresso tem dessas... 
   Quem vê fotos antigas do rio Cachoeira, nem chega a imaginar que aquele é o rio Cachoeira atual. Suas corredeiras, cachoeiras, sempre desenhadas por pedras e redemoinhos, faziam dele o maior espetáculo da cidade. Ainda hoje ele causa orgulho, pois quando há fortes chuvas na região, suas cabeceiras avivam novamente e descem como em quedas torrenciais e reencontram a cidade de Itabuna. Então de repente, numa luta desesperada pela vida, dá um recado à todos: SALVEM O RIO CACHOEIRA! 
   Terezinha Leite, poeta, professora, escritora, soube, com simplicidade e grande emoção evocar aquele rio e pedir pelo estado do rio da atualidade. Acreditemos no sonho de realizar essa façanha nem tão difícil: a de socorrer um ser que ainda quer viver!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate