Para que serve a Poesia?

Ontem de noite um menino me chamou
e perguntou para que serve a Poesia.
Não respondi, não soube nem me colocar,
mas entendi que se tratava de uma chamada.

Ele, moreno, pequeno ainda, mas não no olhar,
fitou-me assim, direto e fixo na minha cara.
Eu, meio tonta, disse que iria lhe procurar
para tentar lhe responder tal ousadia.

Fiquei vexada e caminhei pra minha casa,
que, na verdade, não é bem minha...
Fiquei tristonha porque não pude dialogar,
porque a pergunta instaurou gelo no meu pensar.

Para que serve a Poesia?
Olha menino, talvez não saiba nem falar
sobre Poesia.
Sou tão infante quanto sua pele...

Sou tão inofensiva quanto sua alegria.
Mas lá no fundo a Poesia me anistia,
libera em mim coisas tão boas quanto bonitas.
Penso que isso seja gesto Divino da Poesia.

Em mim a Poesia cria umas asas,
que flarpam palavras que me alegram,
que dizem palavras que me enlevam.
Penso que isso seja mais uma caridade da Poesia.

Algumas vezes, ela se esconde,
mas é algo que acontece para me proporcionar
melhor maneira de escrever, de comunicar...
Penso que isso seja uma forma de me elevar.

Menino, a Poesia, vê, é caridosa.
É Caridade do Criador para conosco.
Para que serve a Poesia ouso lhe responder:
serve pra tudo.

Serve como pão e socorro, abraço e susto.
Cobertor e luz e tormenta.
Serve como caminho com flor
e trilha pedregosa.

Serve para a vida e para a morte.
"E da morte sempre é vencedora."

Para Lucas.
Menino pequeninho e bonito e sagaz:
essa é minha tentativa de resposta viu?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate