PESSOAL:
Férias enfim!
Daí que estou lendo o que não é obrigatório. rs Leitura por prazer, dessas que a gente lê e sai e volta. Não temos que entregar resumos, nem fichamentos, nem escrever artigo, nem resenhar. Ai, ai... que delícia!
Estou botando em dia a leitura de livros enfileirados na mesinha de madeira gasta. Tadinhos... estavam, já, empoeirados, mas calma meninos e meninas, estou aqui e tenho olhos (de ler) para todos vocês.
Comecei olhando cada um, a carinha de Carlos Drummond assim, cabisbaixo. De cabisbaixo ele não tinha nada, uma figura dessas que andava como quem flutua no universo de muitas produções maravilhosas.
Tem um cara que tenho mais medo: Pessoa. Fico trêmula sabe. É que esta criatura me deixa em fiasco total, pois sua leitura me acende umas questões que não me deixam descansar à noite. Drummond me faz isso também, mas parece que Drummond não me cobra as respostas assim, na lata. Pessoa fica me olhando na sala, na cozinha, na hora do banho. Como quem diz: e aí moça, cadê a resposta? E eu sem dizer palavra.
Clarice e Lygia consegui ler enquanto estava no Curso. Mas retornarei, desta vez, porque as amo. Porque as amo e levarei comigo para sempre, por toda minha vida. Estão atrás de Marina Colasanti que apoia Adélia Prado.
Adélia Prado é uma paixão de 2000. Comecei a ler e falei assim: meu Deus onde eu estava que não havia lido esta mulher? Foi um achamento! Li e reli muitas vezes o seu Bagagem, mas não me devolveram o exemplar que emprestei animada. Coitadinha de mim... E dela, que ficou perdida entre uns livros que jamais saíram de lá. Sabe desse pessoal que quer o livro, mas não lê? Pois é...
E tem uns livros tipo Best-Seller, que o pessoal da Academia critica demais, mas que ajuda muita gente a adentrar-se no mundo da leitura. Não entendo porque criticar a leitura alheia. Uma vez me disseram que tem que ler coisa boa. Meus Deus! O cara (ou a moça) já está lendo, depois a gente fala sobre o que é bom, ou ruim. Se é que eu tenho esse direito...
Pois, pois, e tem as monografias (que viraram TCC) que devo começar agora nas férias. Lógico que seguirão a ordem de minhas leituras por prazer. Depositarei aqui, poemas advindos da leitura de todas elas.
Ah! E tem a Cora Coralina meu Deus... que é uma criatura linda e cheia de paz. Escreveu com a intensidade de uma anjinha infante, dessas que volitam pelos céus de nossas buscas. Palavras lindas, lindas, como as que li outro dia:

Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade.
Cora Coralina

Um abraço feliz! Por estarmos de férias e por estarmos lendo (por prazer). rsrs

Solineide Maria

Comentários

  1. Um texto muito belo e criativo, parabéns minha querida,por magistral criatividade, te seguindo viu?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog
    gostei do texto.
    gostei e estou seguindo

    parabens

    bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do poema Olha Marília, As Flautas Dos Pastores - de Bocage

Poema para Pedro

Abacate