Postagens

Mostrando postagens de julho, 2012

O outro medo

Imagem
Aterroriza-me. Tanto.. . Esse pranto em mim, esse espanto que não desiste. Essa angústia de querer abdicar, ir embora, mas há lugar onde a primavera vigora depois de ter existido? Apenas caos... Mas e as naus?  Onde a poesia? Onde há poesia? Aterroriza-me tanto... Esperarei você em algum lugar, a qualquer hora, para, juntos, partirmos o universo ao meio. Então... Novas energias, novos rumos, novo verbo. Agora vou dormir. Para Genny Xavier foto: Blog da poetisa http://badeguardados.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

Deus Hawking

Imagem
Amo este homem com história cabalina. A sua paz, o seu cabelo, a sua palma... Amo, admiro, mais do que a um irmão; ele me faz acreditar que sou divina. Ele me faz parar e ler horas seguidas... Faz-me acordar para entender a minha dor, e desse jeito reverter descrença em luz. Amo esse homem, inventor do novo amor ... Ele está torto, mãos e pés não funcionam. Outra pessoa agora veste-lhe as roupas.  Precisa muito de ajuda para tudo: número um , número dois , limpar a bunda... No entanto, longe de toda humilhação que tal condição pudesse indicar, Hawking é deus aqui na Terra para a Ciência. Agora faz leitura até da mente! Tornou sua aflição experimento, erguendo o seu próximo descrente ... Com amor, para Stephen Hawking!

Vem

Vem aqui palavra querida, enfeita de amor essa página! Diz-me que a vida é boa,  embora breve... Vem aqui, vem agora... Abrace esse coração que ainda não acertou o rumo, o prumo, a praia... Vem...  Palavra clara, escura,  monossílaba polissílaba ... Vem fonema, fale num triz de segundo o que é feito de mim, esse ser que tateia  ser... Vem palavra... Diz-me o que não sei, o que não consegui, o que não consigo...

Dedico aos Educadores que foram FORÇADOS em abandonar (por enquanto) a Luta Legítima pelo direito de trabalhar com DIGNIDADE! Sinto pena do "povo brasileiro" tenho "nojo" desse que disse que ia ser uma "estrela" de mudança e mostrou-se abismo imenso... PARA FRENTE EDUCADORES! A luta não foi em vão!

Imagem

Tem capitães da areia em Itabuna...

Tem capitães da areia em Itabuna, minha cidade que  daqui a pouco fará aniversário; e em Outubro irá às urnas... Tem muitos deles nos bairros  periféricos, nas ruas onde apenas o esgoto passa  livremente   pelos pés  da criançada descalçada (de cimento, sandálias e sonhos)... Tem muitos  capitães da areia nos bairros "chiques". Esses são ainda mais flagelados, pois que por opção vão pra miséria... Escandalizam para dar visão àqueles que são capitães da areia por falta dela. Ontem foram ao chão três desses " bichos, assassinos, ladrões primos do canho"... Disse olhando para mim um negro idoso no ponto de ônibus (sem proteção) de um bairro central desta cidade. Fiquei triste, ainda mais... Não sei bem lhe dizer se por causa da violência praticada pelos capitães da areia ou se pela violência das palavras ditas assim da voz de um  já maduro  senhor. Perguntei-lhe ousadamente: O senhor é daqui? Ele respondeu com ar superior: S

DIA DO ESCRITOR

Imagem
Escrever. Sobre o  quê? Tantos assuntos perseguem minha mente, olham as minhas mãos, tremem a língua... Escrever. Como? Há em torno de mim uma angústia que come e consome as vogais, adentra pela porta das consoantes quisera ser "tacanha" feito antes... Quando não queria saber nada, nem ver, nem ter nenhum conhecimento . No entanto, a força abissal do pensamento, deixou-me assim, absorta  ad-eternum... Escrever. Para que? Para ficarem tristes os vocábulos presos num velho livro na estante empoeirada? Não sei se devo... Escrever? Sim!! Todos os dias!! Para serem sempre jovens as palavras!
A graça está em ver e não ser visto. Em dar e não ter nada garantido. Em amar... amar... amar... Ao infinito.

O sonho

Ontem sonhei um sonho esquisito... Uma flor que jazia no infinito olhou-me um simples olhar e de repente, ofertou-me com mãos muito contentes uma pétala sua, carinhosa.

História do Leão Christian - Aos meus AMIGOS!

Imagem

AOS MEUS AMIGOS - DE LONGE E DE PERTO

Amigo querido, que nunca mais vi... Saiba que te amo, sinto sua falta  e oro por ti... Distância  é besteira para quem se gosta. Receba meu beijo! Com amor,  uma rosa.
O Silêncio abriu a porta e disse: posso entrar? Respondi: fique !

38% (Trinta e oito por cento)

O índice não sei qual indicou que xis % dos universitários não sabem ler nem escrever profundamente. Isso não é novidade... Mas o índice acha que sim. E disse que o EJA terá papel importante para a salvação de tal situação... O índice esclareceu que muitas universidades se importam com quantidade, esquecendo-se da qualidade... E esse índice ainda assinalou que as universidades  públicas e particulares acabaram se adequando ao "baixo nível" do alunado atual...  au, au, au...au... http://estadao.br.msn.com/ciencia/no-ensino-superior-38percent-dos-alunos-n%C3%A3o-sabem-ler-e-escrever-plenamente

Côrte para o amor

Um corte não corta a dúvida, nem é cortês com a pele da vida. O amor não corta nada: dá passagem, asas, o amor faz pontilhado em saia balonê. Para você ficar linda! Mais ainda. O amor faz um bordado de Luz no meu peito, só pra mostrar pra você. Para você ficar ainda mais bonita. Faça a côrte para o Amor.

Poema para Pedro

A vida é boa Pedro, importa que seja amada por todas as nossas fibras. Importa que seja lida com olhos infantes (infantes são muito criativos). A vida, Pedro, é um emaranhado de Notas, para composição nossa. Às vezes dá um soninho viver... Mas é coisa que passa logo; deve passar. E como é bom, sabe Pedro, acordar num colchão limpo, lençol e fronha cheirosas! Como é delicado comer bem, feijão, alface, fruta. E como é legal Pedro, ter amigos, pai, mãe, irmão, professor, escola. A vida, querido Pedro, é tão, mas tão boa, que nem se importa com nosso mal humor: nasce pra gente, todo dia. Para Pedro (que tem 11 anos e anda cansado da vida)...

Sou tia-avó

Imagem
Sou tia-avó. Tenho um sobrinho (neto de minha irmã). Nasceu já tem um aninho... Estou mais um pouco em minha família. Transformei-me noutro ser: multipliquei-me em João Erick. Parece estranho: a sensação de ir além, de ter outra vida agora, de exercer a eternidade numa mesma encarnação. Sou tia-avó... No corpinho de João, o meu sangue também há, um pouco de minha tez, um bocadinho de meu riso, um tanto do meu olhar . Para João Erick em seu 1º aninho! Para Regina, mamãe corujíssima. Para Tiago, papai mais do que apaixonado. Para Selma e Valfredo (avós maternos). Para Zezinho e Ana (avós paternos).

LIXO TAMANHO G

Um homem grande comia o lixo dos ricos na manhã desta quarta-feira. Deu-me ânsia  de vomitar a pobreza dos burgueses. Deu-me ânsia de vomitar a ganância dos abastados. Deu-me ânsia  de vomitar a mim, que "nonada" posso, além de balbuciar uma prece... "Cordeiro de Deus  que tirai os pecados do mundo: Tende piedade de nós!" Dedico ao irmão que vi hoje pela manhã na Rua Quintino Bocaiuva, comendo restos de um saco de lixo tamanho G...

Eu ainda não amo feito as flores

Ainda não amo feito as flores.  Não sei repartir, sem cobranças.  Não sei me dar, sem ressalvas.  Não sei ouvir, sem condições.  Ainda não... Não sei me dar ao que basta.  Anseio, anseio, anseio...  E não sei assumir que não sei amar.  Todos esses verbos  que são válidos na prática:  ainda devo, ainda evito,  ainda não os pratico.  Não saberei... Até que volte o meu olhar marasmo  para dentro, e de lá seja içada  pelos anjos.  Assim,  vinda do mais profundo de mim,  seguirei sem vacilo,  sem supostas amarras.  Dourada, anil, clarividente.  Feito as flores, amarei  e passarei, gentilmente.

Caetano Homenageia Jorge Amado no dia em que o escritor desencarnou

Imagem

Por que você não muda?

Imagem
MUDEI DE COR... estou mudando... QUERIDOS LEITORES, Um grande abraço para todos que ainda visitam este espaço. As mudanças pedem pressa, então: errou: perdoe-se. caiu: levante-se! Se nada der certo: continue crendo! Amanhã é outro dia, outra página! Espaço para novo texto, novo poema!

Farewell

Quando termina tudo?  Ah...  quando termina tudo... é duro acreditar. A festa do olhar, que já não há. A dança do sorriso, que já não vigora. As mãos, antes, insistentes, jazem caídas: parecem flores murchas, incompetentes... Aquele longo telefonema: "desliga você, vai...  não... deliga você"... é coisa do passado. A conversa é monóloga,  o assunto?  Contas,  dor de dente,  a morte de alguém,  o sol,  a chuva,  o frio persistente...   Quando termina tudo  a falta é bem vinda.  Aceita-se o convite:  para o chopp,  para o jogo,  para...  As falas muito curtas,  o espaço se faz longo  entre o beijo e a boca.   Quando acaba o amor?  Ah... quando acaba o amor  é duro de aceitar. Para Dora.

Para minha mãe

Imagem
A casa hoje estava com saudade. A porta, a janela, a cadeira. O seu retrato preso na memória... Uma agonia. A sala? Incompetente. A sua roupa, junto ao cobertor, e o seu quarto: triste moribundo. O seu casaco em solidão total, sentindo frio, abraçava o sobretudo. A cozinha, sozinha, consolava o fogão, que fraco aquecia um café velho... abatido pela noite. A casa é sua, não há outra senhora. O chão, o teto, as vigas, as paredes. Até o passarinho lhe procura, sentindo, inconsciente, essas horas. A mesa inútil, resistindo a falta do seu tempero e da toalha alegre. A foto de Jesus olhando a porta vigiando, saudosa, sua volta. Para minha mãe, que muita falta faz, quando viaja para a Fazenda dois corações, com meu pai.

Legiao Urbana - Perfeição (legendado)

Imagem
Meu P é da POESIA.  Nunca mais será de Partido nenhum!

A ESCOLA. Dedicado aos professores de verdade! Aqueles que "combateram o bom combate" da Greve, onde os traidores se mostraram, de uma vez por todas!

A escola é uma fábrica falida de educadores que funcionam, mas em vão... De estudantes que perderam a esperança, de salas cheias de maldade e ilusão... A escola é uma fábrica de vidas que são vencidas pela falta de um pão que não se faz, sem que a mão seja estendida: o pão da vida a POESIA, a emoção. O PT É O PARTIDO DOS TRAIDORES!

Legião Urbana - Fábrica

Imagem