Postagens

Mostrando postagens de junho, 2012

Outras palavras

Agora escreverei outras palavras que rimem festa e paz em nossas almas. Agora escreverei coisas de luz: feito as que foram ditas por Jesus.

Prece para Santo Antonio (ou quase isso)

Santo Antonio, dizem que você é casamenteiro. Dizem que anda a unir casais... Ai, ai... Dizem que sabe dar cor às relações, que sabe trazer paz para todas as uniões. Disseram-me para lhe fazer um pedido: mas qual? O que se pede para um santo que arranja casamentos, a não ser casamento? Não sei se quero casar Santo Antonio. Difícil me entender, difícil entender o outro, difícil ser feliz em dupla. Um par de pessoas é coisa muito difícil. Uma pessoa já faz tanto estrago em si mesma, imagine duas... Mas peço que abençoe aquelas uniões que melhoram a vida dos viventes. Todas elas: de pais e mães que formaram família, de casais que sabem que querem formar família, de pessoas que se encontraram para ficarem unidas. Para mim, peço a paz de unir-me comigo mesma: e não ferir ninguém (mais).

Diálogo (ou da necessidade de escrever)

O verso para me olha e ri, viu minha falta de entendimento. Pergunta baixo: _ Quer prosseguir? eu calo muda... eis meu tormento. Ficamos tesos, parados ali; uma conversa de mil silêncios. Cortando o frio o gato passa: a cena volta a ter movimento. Ele me diz: _ Acho que sim, acho que você quer ir adentro. Eu lhe pergunto: _ Achas que devo? Ele responde: _ Precisas disso? Boa resposta, sincero amigo. Por hora é só, e lhe respondo: _ Sim. Necessito! Para Rainer Maria Rilke

Nosso SUS é JeSUS

Imagem
Sentada esperava o atendimento médico (terrícola). Desde cinco horas da manhã, estava numa fila para pegar uma senha.  A senha me daria direito à marcação de uma consulta.  A consulta seria marcada para uma semana seguinte (ou mais, é meio uma coisa de"sorte").  Segundo Dona Maria, companheira de fila, a chamarei assim, "tudo é coisa de sorte". Dona Maria é uma dessas mulheres idosas, que assomam os Postos de Saúde do país (Brasil). Mais especificamente, da cidade de Itabuna, no Estado em estado de lamúria: Bahia. Todos estavam meio sonolentos, mas ela estava a todo vapor. Estaria excelente, não fosse a catarata que aguarda cirurgia faz um ano... "A televisão diz que é só vim no Posto ne minha fia?" Perguntou afirmando - aquela senhora simpática, apesar de "nitidamente" sofrida. As mãos calejadas, as unhas (duas) ausentes dos dedos. Soube que fora por causa de tanto lavar roupa "dos outros". Respondi que a televisão

"Toda dor e desequilíbrio vem e passa"

Tudo vai se acertar. Esses acontecimentos todos: servem para acordar as consciências. Lembremos Emanuel: "Toda dor e desequilíbrio, vem e passa."

Prece para a Médica Ângela Tenório

Senhor, estudei para salvar vidas e ter dignidade de pagar o ônibus ou a gasolina. Estudei para cicatrizar feridas e suturar ferimentos. Estudei para estar perto de Deus, já que, como Ele, poderia devolver vida, esperança e ânimo. Estudei e formei-me Médica. Como a Santa Madre Teresa, sinto dores e odores: diariamente. Sofro também com o diabetes que apenas se desenvolve. Além disso, Senhor, sou hipertensa. Faz muitos anos que sou Médica, mas nesses últimos tempos não tenho mais orgulho de minha profissão. Somos um bando de trabalhadores sobrecarregados. Assim como eu, existem milhões, na mesma situação. Poderia ter comprado um Big apartamento, se tivesse sumido para o interior do Nordeste há uns vinte anos atrás... Não o fiz, por ter consciência de que devia devolver ao meu próximo a "caridade" do meu atendimento. Lógico que queria estar bem, com boa poupança e vida (nada demais) se tivesse o reconhecimento financeiro e moral que a profissão merece.

EQM da Saúde

Imagem

Bilhete para Jesus

Um ser em mim pede paz, a paz que há pouco perdi. Pede mais, mas não ouvi... Um ser queria ser mais, correr, quem sabe, sorrir: mas onde há, que seja real, a alegria de ir e vir? O transporte em greve, a Educação em EQM, a Saúde em coma... Um Ser para mim diz: - Não desista! Diga-me, no entanto: Como? Onde? Quando?

ATO DE CONTRIÇÃO

Meu Deus me arrependo de tudo, mas acredito na Educação do Espírito, na Fé, na Vida em seus Códigos Secretos. Realmente não mereço Seu olhar, mas a credito no labor de todo pobre  e de todo rico que tem  MESMO um coração. Não tenho o direito de Lhe Ter como Salvador e Diretor, mas a credito que a Força do  Divino pode ter dó de nossa pobre condição (desumana).

Para a Bailarina pobre que mora na minha Rua

A bailarina dança, pulando, contra a lama que a chuva acumulou na rua suja, do bairro onde reside. A bailarina é tão bonita... Falta-lhe a meia-calça, falta-lhe o chumaço do coque, mas ela vai tão elegante, mesmo sem dentes... Mas ela vai tão alegremente mesmo de sandálias simples... Mas ela vai tão realizada, que dá pra ver que é, mesmo, uma bailarina. Vive saltando contra as falhas de sua vidinha severina... Te amo bailarina da Rua Bela Vista, Bairro Mangabinha, Itabuna-Bahia! Para a pequena bailarina (pobre) que passou pela janela lateral da cozinha da casa onde moro com minha mãe há muitos anos. Mas de uns tempos para cá, desde 2005.